Uma das grandes decisões que precisamos tomar quando estamos organizando nossa próxima viagem para a Disney, na Flórida, diz respeito ao tipo de hospedagem que utilizaremos. Além da opção óbvia, um dos inúmeros hotéis naquela área, possuímos também uma vasta rede de casas de aluguel de curta duração a serem consideradas.

Sei que, para muitas pessoas, a própria ideia da hospedagem em hotéis é sinônimo de férias. Se você for uma delas, talvez todos os argumentos que apresentarei abaixo não serão suficientes para convencê-lo a tentar esta forma alternativa de hospedagem.

Alternativa esta que, em vez dos impessoais quartos de hotel, lhe abrirá as portas para possibilidades bem mais interessantes. A principal delas, ao meu ver, seria a de passar alguns dias tendo a experiência de vida americana, com tudo o que isto pode lhe proporcionar.

Este texto é uma versão revisada deste outro aqui.

Já sabe o que quer? Então faça a sua cotação de casa em Orlando aqui.

1- Vivenciar um pouco do estilo de vida americano

A vida no subúrbio, retratada em tantos filmes e séries de TV, desde Beleza Americana, até Desperate Housewives.

Ao optar por uma casa de aluguel, você poderá vivenciar um pouco disto, a vida em um condomínio fechado nos Estados Unidos. É claro que, mesmo ficando em um hotel, você pode ir a supermercados, mas o que faria com todos aqueles itens deliciosos que podemos encontrar nos supermercados americanos? Seu quarto de hotel, se tiver geladeira, provavelmente será umas daquelas bem pequenas, também conhecidas como frigobar.

O condomínio fechado, perto da Disney, onde ficava a casa que alugamos
 O condomínio fechado, perto da Disney, onde ficava a casa que alugamos

2- Poder passar nos supermercados e aproveitar os produtos que não temos no Brasil

Depois de passar em um dos enormes Walmart, a mais conhecida rede de supermercados entre os Brasileiros, ou, no levemente mais “upscale” Target, ou no mais “gourmet” Publix, ou até mesmo no paraíso dos produtos orgânicos, o Whole Foods Market, você precisará de espaço para estocar todas as delícias e itens de praticidade que trará de lá.

Uma casa vem bastante a calhar quando você chegar com sua Minivan (provavelmente uma Chrysler PacificaDodge Grand Caravan, ou quem sabe uma Toyota Sienna) abarrotada de itens essenciais.

Alguns exemplos desses itens:

  • packs de água mineral,
  • pães especiais,
  • geléias,
  • presuntos,
  • caixas de barras de cereais,
  • pizzas para preparar no forno, etc.
Sala de jantar na casa alugada
 Sala de jantar na casa alugada

Entre os itens que acredito que você não possa deixar de provar nos Estados Unidos, estão:

  • Barras de Cereal da Nature Valley.
  • Vitamin Water (Aquela do rapper 50 Cent). A geladeira da casa tem bastante espaço.
  • Chá Sweet Leaf Tea Organic Iced Tea Peach — 16 fl oz
  • Pizzas DiGiorno. Aproveite o forno da casa.
  • Sorvete Starbucks, fora o óbvio Häagen-Dazs®. Para aproveitar o congelador da casa.
  • Peanut Butter, de preferência orgânico, para o café da manhã e para, junto com os próximos 2 itens da lista, fazer o clássico americano PB&J (peanut butter and jelly).
  • Geléias deliciosas, de preferência de Blueberry. Para o seu PB&J.
  • Pães de vários tipos, incluindo muitos italianos. Ótimos para aproveitar a torradeira da casa. último item do seu PB&J.
  • Berries e outras frutas, principalmente no café da manhã, surpresa para os que acreditam que não se possa comer frutas nos Estados Unidos.
  • Café em pó 100% Arábica, para aproveitar a cafeteira da casa.
  • Packs de água mineral, além de deixar várias garrafas na geladeira, lembre-se de sempre ter muitas outras no carro. Se você prefere que sua água mineral seja verdadeiramente mineral, fuja da Dasani e outras, pois elas não passam de água purificada (água de torneira tratada). Prefira as marcas em que no rótulo conste Mineral Water ou Spring Water (água de fonte). Se não constar claramente um desses dois termos no rótulo, pode considerar que é água purificada.

 

Ítens para usar na Casa Alugada
Latas de café Illy pronto 
$16.99
Estes ítens são ótimos pa…
$11.25
Pó instantâneo para café 
$7.48
Ótimo café em pó 100% Arabica

Ter acesso à esta enorme gama de produtos é bastante útil, principalmente se você viaja com crianças e idosos. Eles podem ter mais limitações com relação à sua alimentação. Poder preparar algo na casa, nestas situações, ajuda muito.

Pé direito alto na casa alugada perto da Disney, na Flórida
 Pé direito alto na casa alugada perto da Disney, na Flórida

3- Economizar dinheiro e tempo

Utilizar os mercados e a cozinha de sua casa alugada é uma excelente maneira de economizar tempo e dinheiro. Se você já esteve em algum hotel nos arredores da Disney e Universal de manhã, você sabe que o buffet pode ser bastante concorrido, em outras palavras, cheio de turistas agitados e seu filhos nem sempre tão educados. Não é propriamente o início de manhã que todos adoram.

Quando você tem a cozinha da casa e fez suas compras no mercado, a dinâmica do seu café da manhã acaba sendo bem mais tranquila e ao mesmo tempo mais rápida. Uma coisa pouco falada mas que é mega importante tem relação com o tamanho dos hotéis em Orlando: Eles são enormes!

Muitas vezes só o tempo de se deslocar do seu quarto do hotel até a área de café da manhã, encontrar uma mesa livre, ir para a fila do buffet de café da manhã, etc, gasta um precioso tempo que você poderia estar usando no parque.

Já o tempo do seu quarto até a cozinha da sua casa é praticamente zero, sua experiência de café da manhã vai levar o tempo que você quiser que ela leve.

  • Clique aqui faça a cotação de sua casa de férias em Orlando.
Escada para a parte de cima da casa alugada
 Escada para a parte de cima da casa alugada

4- Estacionar o carro em frente à porta da casa

Em hotéis grandes (ou seja, quase todos) o seu carro pode ficar estacionado bem longe do seu quarto, mas bem longe mesmo.

Quando eu e a Paty nos hospedamos no Rosen Centre, um ótimo hotel, o tempo que levávamos do carro até no quarto era de aproximadamente 15 minutos.

Entre o carro e o quarto passávamos por alguns salões de baile e eventos (Ballrooms), passávamos também por uma Deli (mini-mercado), além de um Starbucks e alguns restaurantes e bares. Esse é um hotel considerado um centro de convenções.

Já em uma casa (Single Family Home ou Townhouse) você estaciona ou na frente da porta de entrada da casa, ou a 30 passos dela.

Não há comparação! Lembre-se, tempo é dinheiro em viagem.

Mesa e bay window na casa alugada
 Mesa e bay window na casa alugada

5- Tomar café da manhã reunido com a sua família na tranquilidade de sua casa

(mesmo que temporária) em Orlando

A economia de tempo é bastante considerável por várias razões. Primeiro que você não precisa pegar um elevador e andar por longos corredores até chegar no salão de café da manhã. Você pode até mesmo ir tomar o café da manhã em seus pijamas. Voltar rapidamente para o quarto para escovar os dentes e, se arrumar, também deixa de ser um ladrão de tempo.

Condo x Townhouse x Villa x Single Family Home, descubra os diferentes tipos de casas de aluguel em Orlando

Não se esqueça também de que, se você estiver em uma Single Family Home (casa independente) ou em uma Townhome (sobrado ou casa geminada), seu carro estará estacionado bem em frente à porta de acesso, ou bem perto dela. Este é um detalhe importante a ser considerado, tanto nos dias de chegada e saída, por causa das malas, como nos dias de compras, na hora de trazer as sacolas para dentro. Em hotéis, a distância entre o carro e o seu quarto pode ser bastante longa.

No hotel em que eu e minha esposa ficamos em nossa lua de mel, gastávamos aproximadamente 15 minutos entre o carro e o quarto. Ao optar por um Condo (apartamento) de aluguel, lembre-se que apesar dos confortos de ficar em um condomínio, um ponto negativo é não ter o carro estacionado em frente à sua porta. Alguns edifícios de apartamentos, bem como muitos dos hotéis econômicos, podem não ter elevador. Nada agradável nos dias em que temos as malas ou sacolas para carregar.

Em frente à nossa casa alugada no Condomínio Storey Lake Resort em 2017
Em frente à nossa casa alugada no Condomínio Storey Lake Resort em 2017

Climatização mais TOP

Em uma casa, outra vantagem é que o ar-condicionado central é bem mais eficiente e fácil de controlar do que o de um hotel. Em uma pequeno quarto de hotel, muitas vezes você tem de optar entre meio quente, e frio demais, por falta de precisão do termostato do ar-condicionado.

Em um hotel, quem já não escutou a atividade do quarto ao lado mais do que deveria? É, eles também podem lhe ouvir. As paredes de quartos de hotel nem sempre são grossas o suficiente para bloquear os sons, e acabam por revelar a intimidade dos seus vizinhos, e a sua para eles.

Em uma casa isto não costuma ser um problema. Primeiro pois o isolamento parece ser bem melhor, e segundo que seus vizinhos de quarto são, garantidamente, seus familiares ou amigos.

A questão da limpeza

Já ouvi de algumas pessoas que elas evitariam ficar em uma casa de aluguel para não precisar se preocupar com a limpeza da casa. Quanto a isto, levanto as seguintes observações: a maioria das pessoas não costuma ficar muito mais do que uma semana na área de Orlando. Em uma semana, quanto faxina uma casa realmente precisa? Não estou pregando aqui que a pia da cozinha vire uma montanha de louça suja, só estou dizendo que ninguém precisa passar limpa-vidros nas janelas da casa durante a estada.

Máquinas de lavar e secar na casa alugada em Kissimmee, Flórida
 Máquinas de lavar e secar na casa alugada em Kissimmee, Flórida

Existe também a opção de contratar uma limpeza no meio da estada. Optamos por este serviço em nosso primeiro aluguel de casa na área de Orlando em 2010. Apesar de ter sido legal ter tudo arrumado em um dos dias de nossa estada na casa, isto traz um dos pontos negativos dos hotéis, mesmo que por somente um dia. Estou falando da preocupação, mesmo que não fundamentada, de que o pessoal da limpeza roube algum dos seus preciosos itens comprados na viagem.

A questão da segurança

Enquanto os seus preciosos iPhones estarão provavelmente com você nos parques, é bem provável que seus iPadsMacBooks, roupas de marca, etc., ficarão na casa, gerando certa insegurança que eles possam ser roubados. Isto não é nada bom. A vantagem de ter a faxina feita é menor, na minha opinião, do que o benefício de poder deixar o notebook montado na escrivaninha e suas compras a mostra no guarda-roupas. Sei que isto costuma ser um motivo de preocupação entre as pessoas que ficam em hotéis, muitos chegando ao cúmulo de colocarem placa de não perturbe na maçaneta para evitar a entrada do pessoal da limpeza em seu quarto de hotel.

A cozinha da casa alugada
 A cozinha da casa alugada

Você sempre recebe a casa limpa e arrumada e nunca precisa arrumar ao sair, o que é ótimo, já que sempre saímos da casa meio às pressas.

6- Viajar com menos bagagem

Não sei vocês, mas eu prefiro viajar com a menor mala possível, de preferência estas que se pode levar dentro da cabine do avião (Overhead Bin Luggage), sem precisar despachar mala.

Isto é muito bom por 2 razões importantes, a primeira é que, desta forma, você não corre o risco de ter sua mala extraviada. Segundo, você não precisa ficar esperando sua mala no Baggage Claim. Começando assim sua viagem bem antes dos outros, que tem de esperar sua mala aparecer na esteira, torcendo para que ela não tenha sumido. (a nossa já sumiu uma vez na Europa)

Por mais que você vá comprar roupas novas na viagem, para viabilizar uma mala menor na ida, é imprescindível que você tenha acesso à uma máquina de lavar e uma de secar roupas. Nas casas de aluguel, estas duas estão sempre presentes.

7- Poder lavar suas roupas ao final do dia em sua casa alugada em Orlando

Nós costumamos, quando em uma casa de aluguel, lavar roupas todos os dias. Assim que chegamos de um longo dia nos parques ou em Outlets e outros passeios, tiramos as roupas que estamos vestindo e já colocamos para lavar. Depois de pouco tempo, já dá pra transferir tudo para a secadora, e depois de mais alguns minutos, as roupas estão prontinhas para serem usadas novamente.

Não, você não precisa vestir a mesma roupa todos os dias, mas é ótimo poder usar novamente aquela roupa, agora limpinha e cheirosa por causa dos produtos americanos, alguns dias adiante em sua viagem.

Nosso grupo aproveitando a piscina na casa alugada
 Nosso grupo aproveitando a piscina na casa alugada

8- Descobrir alimentos e produtos diferentes dos daqui do Brasil

Aliás, parte da vantagem de ter acesso aos supermercados é ter onde estocar os produtos, é utilizar os produtos de limpeza diferentes que existem por lá.

Eu posso correr o risco de parecer parcial demais, porém, em minha opinião, eles são bem melhores e mais cheirosos que os daqui. Sua roupa vai voltar de viagem com um cheirinho de Estados Unidos.

Aproveite que estará lá por um tempo limitado para testar produtos que não temos aqui. Cuidado para não cair na armadilha de querer economizar demais nesta hora. Afinal, a diferença de poucos dólares entre um produto e outro pode significar mais uma coisa pra termos saudades depois do nosso retorno ao Brasil.

Os condomínios nos quais já aluguei casa nos arredores de Orlando foram (em ordem cronológica):

  1. Windsor Palms Resort
  2. Windsor Hills Resort
  3. Regal Oaks Resort
  4. Paradise Palms Resort
  5. Lucaya Village Resort
  6. Solterra Resort
  7. Storey Lake Resort
  8. Crestwynd Bay
  9. Bella Vida
Quer passar férias inesquecíveis nos Estados Unidos, visitar os parques da Disney e tantos outros destinos incríveis da Flórida, e, quem sabe, hospedar-se em uma casa de aluguel? Cote sua casa (aqui).

Considerações finais

Como vocês puderam ver pelos pontos acima, ficar em uma casa de temporada em Orlando pode ser a melhor opção, e isso já para um grupo a partir de 4 pessoas (quanto mais pessoas, menor o custo por pessoa).

Experimente ficar em uma casa em sua próxima ida à Orlando, seja para visitar a Walt Disney World e Universal Studios, seja para comprar nos inúmeros Outlets daquela área, ou qualquer outro motivo que o traga para esta intensa e linda região dos Estados Unidos.

Como o Clube WDW pode lhe ajudar

Temos vários serviços e produtos disponíveis através dos nossos parceiros que podem contribuir fortemente em sua próxima viagem.

Se sente perdido e quer trocar ideias com quem entende de Disney e Orlando? Considere nossa Assessoria de Viagem clicando aqui.

Gostaria de ter toda a sua viagem planejada, de início ao fim? Solicite uma cotação de Roteiro Personalizado aqui.

Precisa de hotel, tickets para os parques e outras experiências, carro alugado, passagens aéreas e muito mais? Clique aqui.

Quer ficar conectado o tempo todo em sua viagem e nunca precisar ficar caçando wi-fi? Clique aqui.

Para descobrir todos os parceiros do Clube WDW e Eu Amo a Disney, clique aqui.

Já pensou em criar conteúdos que realmente impactam os leitores? Descubra nosso programa de Mentoria em Criação de Conteúdo para Blogs e Redes Sociais.