Um dos grandes diferenciais da Disney com relação à concorrência é o seu capricho na hora de cuidar dos detalhes.

Esse capricho pode ser visto em qualquer lugar do Walt Disney World Resort, mas um dos locais mais ricos em detalhes é a Main Street, U.S.A., a rua principal do parque Magic Kingdom.

Ela liga a Town Square ao Hub Central do parque, que é onde fica a estátua de Walt Disney com o Mickey, finalizando no belíssimo Castelo da Cinderela.

Ao chegarmos no parque, a emoção já começa quando atravessamos um dos túneis que passam por baixo da estação do trem a vapor. O apito do trem é um aviso de que estamos deixando o mundo real para trás, e entrando em uma terra de fantasia e diversão onde voltamos a ser crianças.

O túnel sob a estação de trem, um divisor de águas

Logo ao sair do túnel nos deparamos com a Town Square, que é onde a Main Street, U.S.A. começa. É na Town Square também que podemos ver o teatro, a prefeitura, os bombeiros, e a barbearia. Todos esses elementos possuem grande inspiração na rua principal da cidade onde Walt Disney viveu em sua infância, Marceline no estado do Missouri.

É ali também que é feito o hasteamento diário da bandeira ao final da tarde. Quando há algum veterano militar presente, normalmente ele é convidado a fazer as honras.

É na Town Square onde começamos a sentir alguns dos cheiros mais característicos da Main Street, U.S.A., como o delicioso cheiro de pipoca, e também um marcante aroma de caramelo.

As casas de doces da Main Street, U.S.A.

Dois locais particularmente (e deliciosamente) cheirosos são o Confectionary e a Main Street Bakery.

O Confectionary fica logo à direita na esquina entrando na Main Street, U.S.A., e serve deliciosos doces, muitos deles no tradicional formato de Hidden Mickey, como o Large Mickey Chocolate Chip Cookie. No Confectionary você pode também assistir os Cast Members preparando algodão-doce, Cake Pops (aqueles bolinhos em formato de pirulitos), além da tradicional maçã verde mergulhada em caramelo.

A Main Street Bakery, que fica um pouco mais adiante, hoje é uma unidade do Starbucks mas ainda mantém o charme e a arquitetura tradicional que possuía antes da mudança. Lá continuam sendo vendidos alguns dos doces exclusivos Disney além dos itens Starbucks.

A Main Street Confectionary, no Magic Kingdom

A Main Street Confectionary, no Magic Kingdom

Caminhar com calma e atenção, o segredo para um maior aproveitamento e imersão

A melhor forma de curtir a Main Street, U.S.A. é passear por ela com calma. Caminhar sem pressa por todos os seus cantinhos, admirando cada fachada, janela, cheiro, cada detalhe, além é claro do interior de suas lojas incríveis.

Um dos cantinhos que costumam passar despercebidos, mas que merecem uma atenção especial é a rua transversal, cuja entrada fica entre as lojas Uptown Jewelers e Crystal Arts.

Aí você pode se perguntar, mas o que tem lá? Nada. E essa é parte da graça. Ela é só um recanto tranquilo no agito do parque. Um local para ser apreciado com os olhos, ouvidos, mas principalmente com o coração.

A loja Crystal Arts na Main Street do parque Magic Kingdom

A loja Crystal Arts na Main Street do parque Magic Kingdom

Os icônicos balões da Main Street, U.S.A.

Outro detalhe icônico da Main Street, U.S.A. são os vendedores de balões. Eles sempre estão com uma quantidade imensa de balões, o que gera uma excelente oportunidade para fotos. Você só precisa pedir para sair na foto junto com os balões que eles não se importam.

E por falar em fotos, a Main Street, U.S.A. lhe dá várias oportunidades para fotos incríveis. Tanto durante o dia como também à noite, principalmente para aqueles que gostam de ficar até bem tarde no parque.

Depois que as massas vão embora, a Main Street, U.S.A. fica bem mais tranquila e você passa a ter um visual ainda melhor das fachadas iluminadas e, é claro, do Castelo da Cinderela ao fundo.

O coroa no topo da Main Street, U.S.A., o Castelo da Cinderela

O castelo fica ainda mais impressionante à noite. Seu efeito de perspectiva forçada parece funcionar ainda melhor depois que o sol se põe, o que o faz parecer ainda maior do que já é.

Um dos melhores momentos para fotos é aquele um pouco antes do pôr do sol. Na chamada Golden Hour (hora dourada), tudo o que fotografamos fica ainda mais bonito por estar sendo banhado nessa luz tão especial e quase mágica.

É possível tirar belas fotos da Main Street, U.S.A., incluindo a Town Square e o hub com o Castelo da Cinderela durante qualquer hora do dia e da noite, mas é na Golden Hour que qualquer um desses temas fica ainda mais lindo de ser registrado, tanto pelas câmeras quanto também pelos nossos próprios olhos e corações.

Castelo da Cinderela no parque Disney's Magic Kingdom

Castelo da Cinderela no parque Disney’s Magic Kingdom

As homenagens sutis aos criadores

É também na Main Street, U.S.A. que podemos encontrar várias particularidades que fazem menção aos responsáveis pela criação deste parque incrível, como os nomes nas janelas, por exemplo.

É nessa área do parque que podemos sentir a presença firme de Walt Disney e tudo que ele sonhou e projetou para o maior complexo de entretenimento do mundo.

A Main Street, U.S.A. é também uma “área de transição” entre essa parte puramente saudosista e as áreas temáticas com as atrações. Todo esse trecho entre a Town Square e o hub central não possui nenhuma Ride propriamente dita.

É do hub central que saem as pontes de acesso para as áreas temáticas do parque, onde se encontram as Rides e atrações. Um desses acessos passa diretamente por dentro do Castelo da Cinderela e chega na Fantasyland. Este caminho nem sempre está aberto pois são apresentados alguns shows em frente ao castelo e, já nos períodos que antecedem os shows, este acesso é fechado.

Você vai se divertir muito ao decidir atravessar qualquer uma das pontes e seguir visitando as Lands (áreas temáticas).

O mais importante é lembrar que, mesmo se você não atravessar nenhuma dessas pontes, mesmo que você resolva ir ao parque somente para curtir a Main Street, U.S.A., você com certeza terá um dia incrível e cheio de experiências inesquecíveis.

Considerações Finais

Realmente são os detalhes que diferenciam a Main Street, U.S.A. e a Disney como um todo de seus concorrentes. Em sua próxima visita, deixa de lado o ímpeto de sair correndo para a sua atração preferida e curta melhor esses detalhes. Suas memórias, depois de voltar, serão ainda mais incríveis.

Uma versão deste texto apareceu originalmente na revista Orlando em Revista, edição #30, de Março/Abril de 2018.

Para a sua viagem

  • Cote tickets, passagens aéreas, seguros, carros e muito mais aqui.
  • Para hospedagem em casas de temporada veja aqui.
  • Plano de telefonia e internet no exterior aqui.
  • Fotografia nos parques e transfer aqui.
  • Assessoria em vistos aqui.
  • Roteiros fantásticos aqui.
  • Assessoria de viagem aqui.