Vamos falar sobre o Planos de Refeição Disney? Será que eles valem a pena ou não (pra você)?

Eu Amo a Disney e eu amo comida. Já viajei sem o plano de refeição e paguei pela minha comida a cada refeição, já paguei por um plano de refeição, e também utilizei o plano de refeição grátis da Disney.

Então venho através deste post, por experiência própria e muita, muita pesquisa, tentar descomplicar (ou complicar mais) tudo que engloba esse tema. Um “pequeno” detalhe é que não irei falar aqui sobre a promoção do Plano de Refeição grátis, mas pretendo falar sobre esta opção em breve.

O Plano de refeição pode ter um ótimo ou um péssimo valor financeiro para você e sua família dependendo de como você utiliza o mesmo. O que era pra ser um sistema simples, na verdade se torna muito complexo, então não fique chateado se mesmo após a minha tentativa de descomplicar, ainda sobrar muitas dúvidas… por favor, pergunte!! Irei responder todas as questões com a ajuda de outros membros que também sabem muito sobre o tema.

Este post tem como objetivo ajudar no planejamento de sua viagem, pois você e sua família são únicos e somente vocês poderão decidir se vale ou não contratar algum plano de refeição. Irei tentar explicar como o plano funciona e entre muitos fatores que podem e devem ser levados em consideração para a contratação de algum plano, irei focar mais especificamente no financeiro $$$.

Vou começar com a pergunta mais fácil:

O que é o plano de refeição da Disney?

O Disney Dining Plan (que é o nome bonito em inglês do plano de refeição) é um pacote pré-pago de alimentação que os hóspedes dos hotéis do complexo Disney (que comprarem ingressos para os parques) podem optar por contratar com antecedência visando conforto e uma potencial economia (existem alguns tipos diferentes de pacotes que irei falar mais abaixo).

Vale lembrar que todas as pessoas que estão no quarto do hotel devem contratar o pacote, inclusive as crianças.

Como funciona o Dining Plan??

  • Os planos fornecem aos hóspedes um determinado número de créditos de acordo com a quantidade de noites que irão se hospedar no hotel.
  • Esses créditos podem ser trocados por refeições em quase todos os restaurantes dos parques, hotéis e até em Disney Springs.
  • Esses créditos ficam aparentemente “guardados” na sua Magic Band (uma pulseira da Disney) que irá funcionar como um “cartão pré-pago com seus créditos de refeição”, confuso? tentarei explicar melhor…
  • Na realidade seus créditos, assim como os FastPasses, ficam registrados no sistema My Disney Experience, a Magic Band nada mais é do que uma forma de autenticar esses itens.
  • Após terminar de comer ou de fazer o pedido no balcão do restaurante, você “toca” sua Magic Band para “pagar” pela comida, só que em vez de pagar com dinheiro, você irá pagar com seus créditos de refeição.
  • Lembrando somente que se for um restaurante Table Service, e isso inclui os Buffets, você pagará a gorjeta (tip) do bolso, podendo utilizar cartão de crédito ou dinheiro para tanto.

Preciso gastar um número específico de créditos por dia?

Não.

Como você vai gastar seus créditos depende de você!

Hoje você tomou café da manhã no restaurante fora dos parques chamado Cracker Barrel (sensacional, não perca), almoçou dentro de um parque da Universal e jantou na Fábrica de chocolate? Não gastou nenhum crédito… isso não significa que os perdeu, eles podem ser utilizados nos outros dias!

Você receberá no momento do check-in no hotel o número total de créditos relativo ao número de diárias e poderá gastá-los na velocidade que preferir.

Só não é legal voltar pro Brasil com esses créditos, pois eles não acumulam para a próxima viagem e não podem ser trocados por dinheiro.

Existem algumas categorias de Dining Plan, irei focar nas mais comuns:

  • O Quick Service Disney Dining Plan (para o que a Disney chama de serviço de balcão)
  • E o tradicional Disney Dining Plan, que irei chamar de “Dining Plan Normal” para evitar confusões.

QUICK SERVICE DISNEY DINING PLAN (SERVIÇO DE BALCÃO)

O Quick Service Dining Plan é plano de refeições mais básico e custa $52.50 por adulto e $21.74 por crianças de 3-9 anos POR NOITE.

Está incluso para cada pessoa do quarto reservado:

  • 2 créditos de refeições de serviço de balcão – Quick-service meal (por noite)
  • 2 créditos snacks (por noite)
  • 1 caneca para bebidas refill dentro dos hotéis (válida em todos os hotéis do complexo durante todo o período da estada)

O que é um serviço de balcão – Quick-service Meal e como funciona seus créditos?

  • O crédito de serviço de balcão (Quick) pode ser utilizado em restaurantes Quick Service, também conhecidos como serviço rápido, lanchonetes ou restaurantes “fast food” dos parques e hotéis. Na maioria dos casos são aqueles restaurantes que não precisam de reserva.
  • Um crédito de serviço de balcão consiste em uma refeição que inclui o prato principal + uma bebida que pode ser alcoólicas para os adultos, quando disponível no restaurante. Será disponibilizado no fim do post um link com todos os restaurantes que aceitam créditos Quick.
  • Um exemplo seria uma refeição no restaurante Casey’s Corner no parque Magic Kingdom. Com 1 crédito eu poderia pedir um cachorro quente com batata frita ($12,49 + taxas) e uma Coca-Cola regular ($3,29), ou seja, nesse exemplo ao invés de pagar do bolso $15,78 + taxas pela refeição, iria gastar apenas 1 crédito Quick.

O QUE É SNACK E COMO FUNCIONA SEUS CRÉDITOS?

  • O crédito de Snack pode ser utilizado em restaurantes Quick Service ou quiosques por todo parque, mas o que é um Snack?
  • Um Snack pode ser um sorvete do Mickey, um copo de refrigerante, um doce, uma pipoca, mas SOMENTE se estiver representado por este símbolo roxo nos menus dos restaurantes.
Símbolo de crédito do Snack no Disney Dining Plan

CANECA PARA BEBIDAS REFILL

– A caneca de refill da Disney pode ser utilizada dentro dos restaurantes Quick Service de todos os hotéis Disney, mas NÃO NOS PARQUES.

DISNEY DINING PLAN “NORMAL”

É o plano de refeição intermediário e custa $75.49 por adulto e $25.75 por crianças de 3-9 anos POR NOITE.

Nele, estão inclusos para cada pessoa do quarto reservado:

  • 1 crédito de refeições de serviço de balcão – Quick-service meal (por noite)
  • 1 crédito de refeição de restaurante – Table-Service meal (por noite)
  • 2 créditos snacks (por noite)
  • 1 caneca para bebidas refill (pela estada)

O que é uma refeição de restaurante com serviço completo – Table-Service meal e como funcionam seus créditos?

  • O crédito de refeição de restaurante de serviço completo (Table) pode ser utilizado em restaurantes Table Service, também conhecidos como serviço de mesa ou serviço completo.
  • Eles incluem também os restaurantes com Buffet.
  • Eles são restaurantes que você sentará em uma mesa e será atendido por um garçom, no esquema mais tradicional de restaurante mesmo.
  • Esses restaurantes costumam aceitar reservas antecipadas, em muitos casos elas são de extrema importância, como nos restaurantes com personagens.
  • Um crédito Table consiste em uma refeição que inclui o prato principal, uma sobremesa e uma bebida que pode ser alcoólicas para os adultos quando disponível no restaurante.
  • Também é possível substituir a sobremesa por um acompanhamento de salada, uma sopa ou um prato de frutas.
  • Alguns restaurantes mais sofisticados, podem “custar” 2 créditos Table por refeição

Um exemplo simples seria um jantar com as princesas no restaurante Akershus do Epcot, que pagando do bolso irá custar $59,99 + taxas ou podemos pagar com um único crédito table.

Com isso mais ou menos explicado vem a pergunta:

O plano de refeição Disney compensa?

Existem muitos aspectos que precisam ser levados em consideração para contratar algum plano de refeições da Disney, entre eles:

  • o fator economia,
  • o esforço que terei para fazer essa economia,
  • a quantidade e o tipo de comida que eu e meus familiares costumamos consumir,
  • não precisar levar dinheiro para refeições nos parques (exceto gorjetas),
  • poder “desligar” seu cérebro e não pensar e fazer contas de quanto dinheiro está gastando com comida,
  • dentre outros fatores.

Mas Dante… como irei saber se o plano de refeição vale a pena financeiramente para mim? Com MUITO planejamento e contas rs.

O seu melhor amigo vai ser o site da Disney, lá eles listam TODOS os restaurantes do complexo Disney com seus menus e preços!

Então antes de contratar o Dining Plan, você deve planejar e determinar quais restaurantes você gostaria de visitar e os possíveis pratos que comeria (tá bom, eu sei que isso é um pouco complicado… saber o que vai querer comer com tanta antecedência… no meu caso por exemplo, quero comer tudo).

Exemplo de uso do Disney Dining Plan no parque Animal Kingdom

Vamos tomar, por exemplo, um dia planejado no Animal Kingdom utilizando o Quick Service Disney Dining Plan:

  • Café da manhã (1 crédito Snack) – Um Chocolate Croissant ($3.69) com bebida refil (incluso) no hotel para ir rapidinho para o parque.
  • Almoço (1 crédito Quick)- Flame Tree Barbecue: um prato de Ribs, Chicken and Pulled Pork Sampler ($18.99) + um refrigerante grande ($3.69)
  • Lanche da tarde (1 crédito Snack) – quiosque Eight Spoon Café: baked macaroni and cheese with shrimp ($6.49)
  • Jantar (1 crédito Quick) – Satu’li Canteen do avatar: Combination Bowl – Grilled Beef & Chicken ($15.99) + a bebida Pandoran Sunrise ($4.49)
  • Valor pagando do bolso = $53,34 + $3,46 de taxa = $56,80
  • Valor do dia no plano de refeição = $52.50

Nesse exemplo, mesmo sem comprar bebidas alcoólicas, que são mais caras ($8-$14) e sem contabilizar o valor do refill do hotel, conseguimos economizar $4,30.

Poderia ter comprado itens mais caros e bebidas alcóolicas e feito uma economia de quase $20? Poderia….Valeu a pena? É muita comida? É muito planejamento? Cada tem a sua resposta…

Exemplo de uso do Disney Dining Plan no parque Epcot

Vamos para outro exemplo, um dia planejado no Epcot utilizando o Disney Dining Plan Normal:

  • Café da manhã (1 crédito Snack) – Les Halles no pavilhão da França: Croissant Jambon Fromage ($4.75)
  • Almoço (1 crédito Table) – Via Napoli no pavilhão da Italia: Linguine allo Scoglio ($32) + bebida Via Vesuvio ($16) + sobremesa Coppa Brutti Ma Buoni ($15)
  • Lanche da tarde (1 crédito Snack) – Kringla Bakeri no pavilhão da Noruega: Berry Cream Puff ($5,19)
  • Jantar (1 crédito Quick) – Tangierine Café no pavilhão do Marrocos: Saffron Rotisserie Chicken ($17,99) + bebida strawberry daiquiri ($8,99)
  • Valor pagando do bolso = $99,92 + $6,50 de taxa = $106,42 (wow)
  • Valor do dia no plano de refeição = $75.49

Nesse exemplo do Dining Plan normal (intermediário), conseguimos economizar mais de $30 em um único dia, mas um ponto a ser levantado é, você comeria tudo isso ou apenas quis “quebrar” o sistema para economizar?

Exemplo de uso do Disney Dining Plan no parque Magic Kingdom

O terceiro e último exemplo, agora no Magic Kingdom, utilizando o Disney Dining Plan Normal:

  • Café da manhã (1 crédito Snack) – Gaston’s Tavern: Angus Chuck CheeseburgerWarm Cinnamon Roll ($4,99)
  • Almoço (1 crédito Table) – Liberty Tree Tavern: Angus Chuck Cheeseburger ($16) + coca ($3,50) + sobremesa Seasonal Sorbet ($6)
  • Lanche da tarde (1 crédito Snack) – Liberty Square Market: uma maçã ($1,99)
  • Jantar (1 crédito Quick) – Pinocchio Village Haus: Penne Pasta with Marinara ($7,29) + uma coca ($3,29)
  • Valor pagando do bolso = $43,06 + $2,80 de taxa = $45,86
  • Valor do dia no plano de refeição = $75.49

Neste último exemplo, se optássemos pelo Dining Plan normal, teríamos um prejuízo de + – $30 se comparado com a opção de pagar do bolso.

Considerações Finais

Para concluir e tentando responder a pergunta inicial, o plano de refeição vai valer a pena ou não dependendo de MUITOS fatores que somente você e sua família podem decidir, mas se me permitirem opinar, é muito legal chegar nos restaurantes, comer e “não pagar”, é uma experiência incrível que aumenta ainda mais a magia e vale muito a pena.

Mas se pensarmos estritamente na questão financeira, o Dining Plan acaba não compensando para a grande maioria das famílias pois economizar dinheiro com o plano requer grande pesquisa e uma certa “limitação” de escolhas visando tal economia.

Agora é com vocês!

  • E vocês, o que acham?
  • Já utilizaram o Disney Dining Plan?
  • Ficaram com mais dúvidas?
  • Quero saber a opinião de vocês nos comentários!

Links relevantes:

Referências:

1 2 3 4

Como o Clube WDW pode lhe ajudar

Temos vários serviços e produtos disponíveis através dos nossos parceiros que podem contribuir fortemente em sua próxima viagem.

Se sente perdido e quer trocar ideias com quem entende de Disney e Orlando? Considere nossa Assessoria de Viagem clicando aqui.

Gostaria de ter toda a sua viagem planejada, de início ao fim? Solicite uma cotação de Roteiro Personalizado aqui.

Precisa de hotel, tickets para os parques e outras experiências, carro alugado, passagens aéreas e muito mais? Clique aqui.

Quer ficar conectado o tempo todo em sua viagem e nunca precisar ficar caçando wi-fi? Clique aqui.

Para descobrir todos os parceiros do Clube WDW e Eu Amo a Disney, clique aqui.

Já pensou em criar conteúdos que realmente impactam os leitores? Descubra nosso programa de Mentoria em Criação de Conteúdo para Blogs e Redes Sociais.