Quando pensamos em refeições com as princesas Disney logo nos vem à mente o famoso restaurante do Castelo da Cinderella, o Cinderella’s Royal Table.
Este restaurante é super concorrido e, se você não fizer uma reserva já no dia que abrem as disponibilidades, 180 dias antes, sua chance de conseguir uma vaga nele é mínima.
Mas ele não é sua única opção.
Se o tema Castelo e princesas lhe agradar bastante, você deve considerar também o incrível mas menos conhecido restaurante Akershus Royal Banquet Hall.
Ficha técnica do restaurante Akershus Royal Banquet Hall
Onde: Akershus Royal Banquet Hall, na parte World Showcase do parque Epcot.
Tipo de restaurante: Table Service (atendimento na mesa) com Buffet de frios e a presença das princesas Disney que vêm até à mesa para fotos.
Preço: Elevado, por volta de US$55,00 por adulto.
Iria novamente: Sem dúvida. Já fui duas vezes em 2015 e 2018.
Reservas: Altamente sugeridas, você dificilmente conseguirá uma mesa sem reservas.
Prefere assistir o vídeo?
8 Razões para adorar o Akershus Royal Banquet Hall
Em resumo, as principais razões de gostarmos bastante do Akershus Royal Banquet Hall são:
- A comida é deliciosa (tem gente que discorda, sempre tem).
- O atendimento é incrível.
- A interação com as princesas é fenomenal. Cada uma delas vem à mesa para uma rápida interação e fotos.
- A Martina, nossa filha, adorou o desfile organizado pelas princesas em que todas as crianças que quiserem podem participar.
- O ambiente no estilo interior de Castelo é muito lindo e fotogênico.
- Eles estão super aptos a atender pessoas com intolerâncias e alergias alimentares.
- Ele é uma opção um pouco mais barata (ou menos cara) que o Cinderella’s Royal Table.
- Ele é mais fácil de reservar que o Cinderella’s Royal Table.

O segredo para sua intolerância à lactose não incomodar na Disney
Eu possuo intolerância à lactose diagnosticada e utilizo a enzima lactase para contrabalancear uma eventual ingestão de laticínios. Em minhas visitas anteriores aos parques da Disney em Orlando, eu normalmente escolhia algo do cardápio que eu acreditava não conter derivados do leite, e tomava certa quantidade de lactase para garantir.

Esta estratégia funcionava, mas não completamente. Minhas visitas ao banheiro depois das refeições costumavam ser frequentes e também tomavam um importante tempo do passeio.
Em 2015, pela primeira vez, utilizei uma estratégia bem diferente e bem mais eficaz. Resultado: praticamente não senti sintomas. E as minhas conhecidas visitas demoradas à privada foram limitadas à somente uma, e foi porque eu insisti em provar pratos dos meus companheiros de viagem.
Qual o meu segredo para não passar mal em uma viagem em que visitamos o Magic Kingdom duas vezes, o Epcot duas vezes, o Animal Kingdom também duas vezes, e o Hollywood Studios somente uma vez? Vou lhe contar abaixo:
O segredo é extremamente simples, e eu me pergunto a razão de eu não ter iniciado a aplicar esta estratégia em minhas visitas anteriores. Avise o garçom ou a atendente do caixa! Simples assim.

É claro que o processo todo envolve mais etapas. Mas a sua ação inicial é simplesmente esta, avisar a pessoa que estiver lhe atendendo sobre o seu problema, seja ele uma intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, sensibilidade ao glúten, doença celíaca, etc.

Testei esta abordagem já no primeiro dia e no primeiro restaurante onde tínhamos uma reserva, que foi o Akershus Royal Banquet Hall, no parque Epcot. O Akershus é um restaurante que conta com a presença das princesas Disney. A refeição é servida na mesa, mas este restaurante conta também com um excelente buffet de comida fria, que conta com inúmeras opções de cortes frios, peixes, camarões, e saladas.

Quando eu mencionei à garçonete sobre minha limitação alimentar ela logo deixou claro que iria avisar à chef de cozinha, que viria até a minha mesa para discutir minhas opções. Poucos minutos depois a garçonete me avisou que eu teria de esperar mais um pouco, pois a chef estava em outra mesa atendendo um cliente.

Logo em seguida a chef chegou para conversar comigo. Confirmou qual era a minha limitação alimentar, eu preferi explicar como Dairy Allergy (alergia à laticínios), para evitar todas os derivados de leite.
Rapidamente ela me falou das opções no cardápio que já seria mais adequadas à minha necessidade e, depois que eu escolhi minha opção preferida ela me explicou algumas alterações que ela faria no prato, a principal delas sendo a preparação de um purê especial pra mim, sem a utilização de laticínios.

As sobremesas no Akershus
Outra característica do Akershus é que depois de todos finalizarem seus pratos principais, são trazidas à mesa sobremesas diversas para serem degustadas por todos. Nem preciso dizer que estas sobremesas são todas ricas em leite e seus derivados, não é verdade? É claro que a chef já tinha um plano em mente pra mim. Ela comentou que me faria uma sobremesa especial. Que seriam três generosas bolas de sorbet (um tipo de sorvete sem lactose) de frutas vermelhas, e para complementar, cookies sortidos da marca Enjoy Life, que são livres de leite e derivados.
Depois de me falar do menu e das alterações que seriam feitas em meus pratos que viriam da cozinha (preparados pessoalmente por ela, segunda ela me comentou), ela me comentou sobre o buffet de frios e me perguntou se eu gostaria de acompanhá-la até o buffet para que ela passasse comigo item por item para me falar como era preparado cada prato para que eu pudesse saber o que pegar e o que ignorar.
Com tantas opções disponíveis havia várias coisas ali que eu poderia comer tranquilamente. Até mesmo os itens com maionese, que em restaurantes daqui do Brasil eu preciso evitar por nunca ter certeza de como foi preparado, lá eu peguei tranquilamente pois a chef me confirmou serem feitos com maionese sem leite e derivados.
Peixes no Buffet de frios
Os peixes do buffet de frios estavam incríveis, principalmente um que era preparado Blackened (empanado em temperos). O salmão também estava delicioso. Os cortes frios de salames e presuntos também não deixaram a desejar. Assim como os já mencionados pratos com maionese e as saladas em geral.

Minhas almôndegas estavam deliciosas. O purê de batatas estava saboroso e nem dava pra acreditar que não foram utilizados leite e nem manteiga para dar textura e sabor. A chef havia comentado comigo que que utilizaria caldo de carne para dar sabor ao purê, posso dizer que deu certo.
Reserva e aviso prévio de necessidade especial
Nós tínhamos feito reserva para este restaurante. Mas no momento da reserva eu não coloquei nenhuma nota sobre minha intolerância à lactose. Esta é uma opção que o sistema dá na hora da reserva e você pode optar por utilizar.

Mesmo sem ter colocado a opção Dairy Allergy não tive problema algum em simplesmente avisar ao garçom/garçonete sobre a questão, que imediatamente menciona que chamará a chef.
Se você utilizar esta opção de avisar da intolerância já no momento da reserva e sentir alguma vantagem no atendimento, não deixe de me avisar nos comentários abaixo.


Considerações Finais
Você pode comer bem mesmo considerando sua necessidade especial na Disney. No meu caso o problema é o leite, e o Akershus foi um dos vários restaurantes em Walt Disney World que provou que isto não é um problema por lá, desde que você avise o responsável antes de pedir o seu prato para que eles possam tomar as devidas providências.
A minha comida, tanto a do buffet, quanto aquela solicitada pelo menu, incluindo aí a sobremesa feita especialmente para mim pela chef, agradou muito. Este é um restaurante caro, minha conta custou uns 55 dólares. Mas a experiência toda é bastante especial.
Além da comida saborosa e atendimento impecável, a experiência de ter as princesas Disney vindo em nossa mesa, uma à uma para fotos é realmente muito legal, principalmente se você tem crianças em seu grupo, o que era o meu caso.