Data marcada, passagens compradas, hospedagem reservada, ótimo! Já está quase tudo pronto para a viagem dos sonhos. Sabe o que está faltando agora? Seu planejamento diário. Isso mesmo, sua programação dia a dia! Parece meio bobo, mas é esse o item mais importante, que vai tornar sua viagem ainda mais inesquecível! E o melhor: só depende de você!
Depois que a parte burocrática e logística da viagem já está praticamente toda resolvida (visto, passagens, hospedagem, tickets para os parques, carro), é hora de você começar a se preocupar com a sua programação diária e intradiária em Orlando!
Contratar roteiro ou se virar?
Se você se sente inseguro para montar seu roteiro, pode pedir ajuda para pessoas e ou empresas que entendem muito do assunto, tal como o Erich Pontoldio (Eu Amo a Disney/ Clube WDW), e o Alyson Darugna (Viagens Dicas/ Clube WDW). Os caras são Experts nisso, vai por mim!
Mas se você é como eu, que tem curiosidade, tempo e disposição para pesquisar na internet, você pode fazer absolutamente tudo na melhor maneira “by yourself”.
Quando visitar Orlando?
O seu planejamento, a partir de agora, vai girar em torno basicamente da época que você vai estar em Orlando! É primordial saber se a sua visita vai acontecer na alta, na média, ou na baixa temporada.
Por exemplo: minha próxima viagem será do dia 26 de abril até o dia 10 de maio. Esta época é considerada baixa temporada. É importante possuir essa informação, pois o nível de lotação dos parques está ligado diretamente à temporada em que você visita (menores lotações na baixa temporada, e maiores lotações na alta temporada).
Se você tem grande aversão à longas filas, evite o mês de julho e a segunda metade de dezembro, onde as filas de algumas atrações podem ultrapassar os 120 minutos com facilidade!
Atente-se também aos feriados locais, pois a Disney é um dos destinos preferidos dos americanos.
A melhor época pra ir pra Orlando é a época que você pode ir. Existem épocas com menor movimento, com certeza, mas nunca deixe de ir por medo de movimento grande demais. Alyson Regis Darugna
Calor intenso, temperatura amena, ou frio?
O tempo em Orlando é bem demarcado. Normalmente, calor intenso 10 meses por ano, com o seu pico em julho e frio em dezembro e janeiro. Na primavera e outono você pode pegar um friozinho no final de tarde e noite.
Contudo, essa previsibilidade vem se alterando ao longo dos últimos anos e deixando de ser tão precisa. Portanto, esteja sempre preparado para qualquer variação brusca de temperatura!
O clima de Orlando é tropical e úmido, o que faz com que as chuvas sejam volumosas, porém rápidas, ao final da tarde.
Uma sugestão super eficaz é chegar nos parques antes de sua abertura, pois quando você entrar, ele estará vazio, livre para fotos e com filas de 5 a 15 minutos na primeira hora.
Economizar em comida ou procurar experiências especiais?
Se o seu orçamento estiver apertado, passe no mercado e compre snacks para comer ao longo do dia no parque. Mas se você separou uma grana boa para alimentação, os parques possuem restaurantes excelentes, que vão muito além da pizza e do hambúrguer com batatas fritas.
Em relação aos parques Disney, a primeira coisa a se pensar é: vou me contentar em fazer a maioria das refeições nos restaurantes de Fast Food, ou ou vou preferir fazer refeições com a presença de personagens?
Caso você escolha a segunda opção, o que é extremamente aconselhável, é importante fazer sua reserva nesses restaurantes com a maior antecedência possível, já que alguns deles, como o Cinderela’s Royal Table e o Be Our Guest, costumam lotar pouco depois de serem liberados para reserva.
A liberação para reservas nesses restaurantes costuma ocorrer com 180 dias de antecedência.
Refeições reservadas, é hora de pensar nas atrações: A Disney possui um sistema gratuito de fila prioritária disponível a todos os visitantes. É o chamado FastPass+.
Eu preciso usar o FastPass+? Quanto custa o FastPass+?
O FastPass+, que é de graça, te possibilita reservar um horário para 3 atrações por dia em cada parque pelo seu próprio celular. É só se cadastrar no aplicativo da Disney (My Disney Experience) ou pelo site, selecionar o dia, o parque e as três atrações desejadas.
No dia selecionado, é só se dirigir às atrações escolhidas no horário marcado, que é uma janela de 1 hora, e utilizar a fila prioritária.
A estratégia do FastPass é imprescindível, já que algumas atrações como a Seven Dwarfs Mine Train, Soarin’, e Toy Story Midway Mania atingem filas de duas horas com facilidade.
Além disso, é interessante fazer uma pré-seleção das atrações que você e sua família pretendem ir. Analise o perfil do seu grupo (basicamente se gostam ou não de atrações radicais) e escolha aquelas que se encaixam nos interesses de vocês. Isso ajuda bastante na experiência final e diminui o tempo perdido dentro do parque!
Atrações radicais ou diversão em família?
O complexo Disney não é tão conhecido por atrações radicais quanto Universal e SeaWorld, e se destaca mais pela sua característica de diversão para toda a família. Ainda assim, os parques Disney possuem um bom número de atrações com altura mínima de 1,02m (ou mais), e que são mais intensas.
Vou caminhar muito na Disney?
Os parques de Orlando, principalmente os da Disney, são imensos. Esteja preparado para longas caminhadas que podem chegar até 18km diários, principalmente no Epcot, um parque que possui 11 pavilhões de diferentes países repletos de lojas e de restaurantes.
Vista roupas leves e confortáveis, e dê preferência aos seus tênis velhos que você já usava no Brasil. Tenha em mente também que a maioria dos parques possuem Show de encerramento do dia (normalmente às 21h, mas sempre confira o Times Guide).
Eu consigo ver um parque da Disney em 4 ou 5 horas?
Se você quiser, você pode passar 5 horas em um parque e sair, mas você verá uma fração dele. Com tão pouco tempo, nem pense em pegar um restaurante legal com personagens, por exemplo. Além disso, dependendo da época do ano, você terá que desistir das atrações principais.
Já, por outro lado, se você quiser ter uma experiência melhor dentro dos parques, prepare-se para passar períodos que podem chegar a 10 ou até 13 horas dentro de um mesmo parque!
Considerações Finais
Esperamos que tenham gostado das dicas! Em breve voltarei com relatos diários da minha segunda viagem à Terra da Magia!
Qualquer dúvida, entre em contato com o Alyson Darugna ou com o Erich Pontoldio!
BOA VIAGEM!
Este texto foi uma contribuição do nosso amigo Lucas Brito.
Olá! Sou Lucas Brito, tenho 16 anos, e sou de Jacareí-SP! Sou ruivo e sou sempre muito presente no Clube WDW, Eu Amo a Disney e Viagens dicas, sempre comentando, curtindo e compartilhando tudo! Conclui o Ensino Médio ano passado e meu objetivo agora é cursar medicina. Fui a primeira vez para a Disney em maio de 2015 e, desde então, sou completamente apaixonado por Orlando, seus parques temáticos e pela filosofia dos criadores destes! Sempre pesquiso e procuro saber cada vez mais sobre o lugar e seus arredores, afinal conhecimento nunca é demais!