Você é do time que ama ou odeia o Epcot?

Não consegue se decidir? Vou te ajudar.

Se um amigo, que você sabe que vai amar ir para a Disney pela primeira vez com a família, pedir sua ajuda na hora de escolher quais parques Disney visitar para então poder comprar os tickets. Mas ele está com o orçamento bem apertado e qualquer economia vai ajudar. Quais parques Disney você vai indicar?

Tirou ou incluiu o Epcot?

“Eu sempre acreditei que por mais que tenha minhas conclusões, opiniões e preferências sobre as principais atrações de Orlando, sempre vou sugerir que as pessoas conheçam as experiências disponíveis e assim tirem as próprias conclusões.”

Erich Pontoldio
Família Pontoldio no Pavilhão da China, no Epcot

De tanto ouvir as pessoas dizendo coisas do tipo:

  • “Perdemos tempo e dinheiro no Epcot”
  • “Entrei no parque às 9 da manhã e as 14:00 já tinha andado o parque todo”
  • “Andei muito, comi mal e não vi nada demais”
  • “Tá indo pela primeira vez? Nem entre no Epcot para não perder tempo e dinheiro”

Resolvi tentar entender por que o Epcot é tão mal compreendido e a conclusão que cheguei foi:

As pessoas criam uma expectativa tremenda para ir em atrações radicais, montanhas-russas rápidas, cinemas 3, 4 ou 5Ds que, ao terem a oportunidade de conhecer 11 países em um dia, acabam considerando esta uma experiência chata.

Erich Pontoldio e Manu com a Torre Eiffel, no Pavilhão da França ao fundo
Erich Pontoldio e Manu com a Torre Eiffel, no Pavilhão da França ao fundo

Epcot, um parque diferente de todos os outros

O Epcot é um parque diferente de todos os outros, onde os lados culturais e de aprendizado pesam mais. Podemos dizer que o lado gastronômico também é muito presente.

Eu concordo que o Epcot seja um parque que adolescentes sedentos por adrenalina podem não gostar. Ainda mais se visitarem o Epcot um dia depois de terem ido ao Busch Gardens ou um dos parques Universal.

Mesmo sendo um parque considerado por algumas pessoas como pacato, com poucas atrações eletrizantes, é completamente possível tirar o máximo de proveito do Epcot sabendo selecionar e priorizar atrações.

Só no Epcot será possível:

  • Acelerar um carro em uma pista de testes da Chevrolet a quase 100km/h (Test Track), além de testar frenagem e aceleração depois de customizações feitas por você.
  • Se transformar em astronauta para participar do lançamento de um foguete tripulado para Marte (versão Orange) ou entrar em órbita e fazer a reentrada na atmosfera terrestre (versão Green), sentindo toda a força G do lançamento para, logo após, dar a volta pela Lua (Mission Space).
  • Planar com uma asa-delta alguns dos principais pontos turísticos do mundo (Soarin‘) como a Grande Muralha da China, as Grandes Pirâmides do Egito, o Taj Mahal, na Índia e as poderosas Cataratas do Iguaçu.

Quer mais?

Que tal explorar o fundo do mar com a turma do Nemo, do filme da Disney-Pixar. Visitar um dos maiores aquários dos Estados Unidos (na saída da atração do Nemo).

Leia também: 16 atrações imperdíveis no Epcot

Epcot, um ótimo parque para encontrar personagens

Encontrar, tirar fotos e ganhar autógrafos dos personagens dos filmes Baymax e Divertidamente?

Que tal voltar no tempo para ver como a comunicação evoluiu ao longo da história em uma incrível atração dentro da geosfera símbolo do parque (Spaceship Earth)?

Ainda não se convenceu?

Experiências que só podemos ter no Epcot

Então vamos explorar os cinco sentidos usando a imaginação juntos com um dragão chamado Figment dentro do Imagination Institute.

Provar produtos da Coca-Cola vendidos em países como Tailândia, Itália (esse parece dividir opiniões), China e Japão (tudo isso de graça, mas corra que esta oportunidade parece estar com os dias contados).

Dentro do pavilhão chamado The Land vamos aprender como é possível usar técnicas inovadoras de cultivo de alimentos em ambientes considerados impróprios, com o objetivo de sustentar a população mundial.

Vamos continuar ?

De que outra forma seria possível tomar café da manhã na Noruega, almoçar no Japão, parar na França para um café da tarde e jantar no México?

Ah tá, entendi, você não gosta de comida Mexicana. Sem problemas, que tal jantar no Canadá, China, Itália ou Alemanha?

O incrível Pavilhão do México

Um dos pavilhões/países que mais gostamos é o do México que tem uma gigantesca pirâmide como ícone.

Logo na entrada da pirâmide tem uma exposição interativa com personagens do filme Disney-Pixar, Coco que é muito divertida.

Erich e Gabriela usando máscaras mexicanas
Erich e Gabriela usando máscaras mexicanas

Descendo a rampa, entramos em uma área do pavilhão projetada para parecer um mercado mexicano ao ar livre com muitas barracas vendendo peças de artesanato feitas por artesãos mexicanos, incluindo itens pintados à mão, sombreros, maracas e muitos artigos para comemorar o dia de los muertos.

Lá no fundo do pavilhão à esquerda, você pode entrar em um barco na atração Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros e desfrutar de uma excursão pelo México acompanhado pelos Três Caballeros, trio formado por Donald, Panchito e nosso Zé Carioca. Detalhe, este é o único local no Walt Disney World que o Zé Carioca aparece em uma atração.

Manu, Gabriela e Carol no Pavilhão do México, parque Epcot
Manu, Gabriela e Carol no Pavilhão do México, parque Epcot

Para matar a fome (Dona Carulina diz que deve ter sangue Mexicano pois ama as comidas de lá) você pode jantar no San Angel Inn ao longo da orla da atração Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros.

Outra ótima opção é o restaurante La Hacienda de San Angel (ambos os locais de serviço de mesa).

Quer dar uma economizada? Que tal a Cantina de San Angel, que é restaurante de balcão com mesas ao longo das margens do World Showcase Lagoon e que te dão excelente visão para o show de encerramento Illuminations: Reflections of Earth (que em sua versão atual está com os dias contados) que tem muitos fogos de artifício, música, luzes e projeções.

Illuminations: Reflections of Earth

Por falar em Illuminations: Reflections of Earth. Este show começou a ser exibido em outubro de 1999 para comemorar a virada do milênio nos anos 2000.  Foi tão bem recebido e fez tanto sucesso que acabou ficando por 20 anos.

Epcot Forever

A Disney anunciou que o último dia de exibição de Illuminations: Reflections of Earth será dia 30 de Setembro de 2019. Já no dia seguinte, 1 de Outubro de 2019, entra o show temporário chamado Epcot Forever.

Será um novo show temporário de fogos, luzes, música em uma jornada pelo passado, presente e futuro do Epcot. Uma celebração bem focada no parque.

Epcot Forever será apresentado até meados de 2020 (sem data definida) para depois dar lugar ao show definitivo chamado  “A Celebration of Disney Music”.

Este show  vai ser uma homenagem à inspiração que a música da Disney leva para pessoas ao redor do mundo. Ainda não temos mais detalhes mas com certeza será uma apresentação maravilhosa.

Epcot passa por um grande período de transição

Os dois novos shows fazem parte de uma grande reforma que o Epcot está passando e com certeza o parque que conhecemos até hoje será bem diferente do parque que vamos visitar dentro de alguns anos.

Novas atrações já estão em construção como a montanha-russa de Guardians of the Galaxy que será no Future World, Remy’s Ratatouille Adventure e o novo show Beauty and the Beast sing-along que vão no pavilhão da França.

Um novo restaurante de serviço de mesa inspirado pela atração Mission: SPACE vai simular uma refeição em uma estação espacial com inauguração prevista ainda para 2019.

Considerações Finais

Concluindo, já deu para perceber que adoramos o Epcot né?

Entre no parque com a expectativa de conhecer um local onde você além de se divertir muito em família, também vai poder aprender sobre o passado, presente e futuro.

Além de ter contato com pessoas de no mínimo 11 nacionalidades diferentes enquanto visita os pavilhões do World Showcase e ter um dia muito agradável no Walt Disney World Resort.

Como o Clube WDW pode lhe ajudar

Temos vários serviços e produtos disponíveis através dos nossos parceiros que podem contribuir fortemente em sua próxima viagem.

Se sente perdido e quer trocar ideias com quem entende de Disney e Orlando? Considere nossa Assessoria de Viagem clicando aqui.

Gostaria de ter toda a sua viagem planejada, de início ao fim? Solicite uma cotação de Roteiro Personalizado aqui.

Precisa de hotel, tickets para os parques e outras experiências, carro alugado, passagens aéreas e muito mais? Clique aqui.

Quer ficar conectado o tempo todo em sua viagem e nunca precisar ficar caçando wi-fi? Clique aqui.

Para descobrir todos os parceiros do Clube WDW e Eu Amo a Disney, clique aqui.

Já pensou em criar conteúdos que realmente impactam os leitores? Descubra nosso programa de Mentoria em Criação de Conteúdo para Blogs e Redes Sociais.

Leia também: