Todos os parques da Disney são extremamente interessantes e divertidos. De todos eles, o Epcot, em particular, talvez seja o meu preferido. Uma das razões seria a sua enormidade e beleza, de tão grande e variado, considero o “Epcot, Dois Parques em Um“.

Há também o enfoque cultural, que apesar de não ser algo que atraia tantos os adolescentes, me agrada bastante.

Texto atualizado em: 27/05/2019. Versão original aqui.

Outro ponto alto é a parte gastronômica.

Leia também: Você ama ou odeia o Epcot?

Onde mais se pode comer comida alemã autêntica em um buffet livre, depois petiscar deliciosos Fish & Chips britânicos, provar refrigerantes do mundo todo (experiência com os dias contados, corra e prove o Beverly, que é da Itália), comer pizza italiana assada em forno à lenha, provar Sushi, tomar um sorbetto de frutas do bosque, tudo isto no mesmo dia? R: Epcot!

Ah, sem esquecer de experiências como:

  • planar sobre as maravilhas do mundo,
  • ser lançado ao espaço sideral, testar um carro em altíssima velocidade,
  • andar em um barco pelo reino de Arandelle,
  • passear por um jardim japonês,
  • ver o segundo maior aquário do mundo,
  • sem contar atividades menos “adultas”, mas não menos divertidas, como tirar uma foto com o Pluto.

Este é o Epcot, o parque mais completo e variado da Disney.

Abaixo seguem as 15 atividades, atrações e experiências que você não pode perder no Epcot

IllumiNations: Reflections of Earth, o show de fechamento do dia no Epcot
IllumiNations: Reflections of Earth, o show de fechamento do dia no Epcot

1. IllumiNations: Reflections of Earth (com os dias contados)

Assistir o show de fogos IllumiNations: Reflections of Earth, de qualquer lugar ao redor do lago, mas em especial da varanda do restaurante Rose & Crown Pub & Dining Room.

Se você poder tentar, vale a pena pegar o show IllumiNations: Reflections of Earth como o quarto FastPass do dia, para isso basta utilizar os 3 primeiros e tenha o direito de marcar o quarto.

Todos os espetáculos de fechamento dos parques Disney são incríveis, mas o IllumiNations foi, por um longo tempo, o mais impressionante pela sua grandiosidade e o sincronismo com a iluminação de todos os pavilhões dos países representados no World Showcase.

2. Planar pelas belezas do mundo na atração Soarin’

Você vai se encantar ao planar sobre as maravilhas do mundo na espetacular atração Soarin, uma das melhores atrações de todos os parques.

Localizado dentro da The Land Pavilion, esta atração é imperdível para todas as idades.

O Soarin’ faz você sentir como se estivesse “planando” sobre os lugares mais bonitos do mundo, com direito a cheiro de mar, vento no rosto e muita emoção.

3. Visitar 11 nações do mundo no World Showcase

Mini-Itália no Epcot, ao fundo
Itália, à esquerda, e USA, à direita. Dois dos países representados no World Showcase.

Passear pelas lojas de cada um dos 11 países que são representados ao redor do lago do Epcot (a World Showcase Lagoon) e apreciar os detalhes da arquitetura de cada um.

Comprar lembranças em alguns dos países também não é má ideia. Nós gostamos muito de trazer sais especiais e outros temperos dos pavilhões da Itália e da França.

Outra atividade imperdível é comer nos pavilhões de cada um dos 11 países. As melhores épocas para isso são os dois festivais:

  1. Epcot International Food & Wine Festival
  2. Epcot International Flower & Garden Festival

Mas mesmo fora do período dos festivais o que não faltam são opções, deste refeições rápidas, com serviço de balção, até opções mais caras e completas, com serviço de mesa.

Entre as ótimas opções de serviço completo no Epcot destacamos as seguintes:

  • Biergarten, no Pavilhão da Alemanha.
  • Akershus (restaurante com as princesas), no Pavilhão da Noruega.
  • Via Napoli, no Pavilhão da Itália.
  • Garden Gril (restaurante com Mickey, Pluto, Tico e Teco), no The Land Pavilion.

4. Provar o gostinho da Noruega na Kringla Bakeri Og Kafe

Conhecer a padaria da Noruega, a Kringla Bakeri Og Kafe, com seus típicos e deliciosos doces originários deste país, e também a atração Frozen Ever After”, localizada também no pavilhão da Noruega.

Os deliciosos waffles servidos no Pavilhão da Noruega, no Epcot
Os deliciosos waffles servidos no Pavilhão da Noruega, no Epcot

Esta atração leva os visitantes em uma viagem às paisagens do reino de fictício de Arandelle que, segundo a Disney, foi inspirado pelas belezas naturais da Noruega.

Epcot International Food and Wine Festival
Epcot International Food and Wine Festival

5. Passear por Arandelle na atração Frozen Ever After

A relativamente nova atração com o tema Frozen, chamada de “Frozen Ever After”, que foi inaugurada no World Showcase do parque Epcot, levará os visitantes em uma viagem às paisagens do reino de fictício de Arandelle que, segundo a Disney, foi inspirado pelas belezas naturais da Noruega.

É um passeio de barco no escuro, com cenas inspiradas no filme de animação da Disney e também no curta Frozen Fever.

Além de podermos curtir as canções consagradas do filme, podemos ver também a princesa ElsaAnna , Kristoff , Sven e Olaf todos juntos inclusive com incríveis bonecos áudio-animatrônicos.

Atração tranquila com apenas uma queda mais intensa, que é herança da atração Maelstrom, que Frozen Ever After veio para substituir.

6. Provar comida do mundo todo no Epcot International Food and Wine Festival

A barraca do Caribe no Epcot International Food and Wine Festival

Participar, pelo menos uma vez na vida, do Epcot International Food and Wine Festival, e experimentar, ao longo de um dia todo, pelo menos um prato ou bebida de cada barraca do festival.

Sim, eu sei, são mais de 30 barracas, mas vale a pena reservar um dia (ou dois, ou três, como costumamos fazer em algumas de nossas viagens), e também um valor no orçamento de viagem, para apenas caminhar ao redor dos países e desfrutar da maravilhosa culinária mundial.

E como os pratos são relativamente baratos e pequenos, isso se torna não somente possível, mas também algo extremamente prazeroso.

Epcot International Food and Wine Festival

7. Experimentar o gostinho do Reino Unido ao provar Fish and Chips

Comer Fish and Chips no econômico porém delicioso restaurante de balcão Yorkshire County Fish Shop, no Pavilhão do Reino Unido no Epcot, e sentar em frente ao lago para degustar esta delícia e descansar apreciando a linda paisagem.

O delicioso prato típico britânico, Fish and Chips, como servido no Yorkshire County Fish Shop
O delicioso prato típico britânico, Fish and Chips, como servido no Yorkshire County Fish Shop, no Epcot

E se isto ocorrer quando a banda British Revolution estiver se apresentando ali perto, você ainda poderá ouvir, mas não ver, o excelente som deles. Com certeza é um extra muito bem-vindo!

Yorkshire County Fish Shop
Yorkshire County Fish Shop

8. Ver uma França que vai além de Paris em Impressions de France

Conhecer a atração dentro do pavilhão da França, chamada de Impressions de France.

Trata-se de um teatro, onde através do telões enormes, fazemos um passeio por encantadores lugares da França, provando que este belo país é muito mais do que apenas a idolatrada e maravilhosa Paris.

O filme é antigo? Sim, pra dedéu! Mas as imagens são lindíssimas mesmo assim. Quando algo está muito antigo na Disney, pra mim essa é mais uma razão para termos pelos menos mais uma experiência por lá, até porque sabemos o que pode acontecer sem muito aviso com experiências antigas, não é verdade?

9. Acelerar a quase 100km/h na atração Test Track

Conhecer o novo Test Track, apelidado de Test Track Tron por alguns fãs, em função das cores e iluminação diferenciada que foram instaladas depois da última grande renovação pela qual passou esta incrível atração.

Esta atração, em sua versão original, tratava-se de uma simulação de testes de carros. Hoje um pouco deste elemento de teste ainda existe e, outro aspecto, o da customização, entrou com mais força.

Os tons amarelos da antiga oficina foram trocados pelo tom azul neon (o que lhe rendeu o apelido de Test Track Tron).

Tenho saudades do antigo? Com certeza!

Mas prefiro o novo com certeza!

10. Viajar pela história das telecomunicações na Spaceship Earth

Você sabia que dentro do principal marco do Epcot existe uma atração e que ela é imperdível?

A famosa bola, que lembra uma bola de golf (nunca diga isto a um “Disney Aficionado!”) e pode ser vista ao longe quando chegamos no parque e também de algumas atrações em outros parques. Como, por exemplo, se você olhar para a esquerda durante a subida da atração Expedition Everest, no parque Animal Kingdom.

A atração Spaceship Earth, no parque Epcot, da Disney na Flórida
A atração Spaceship Earth, no parque Epcot, da Disney na Flórida

Dentro desta icônica bola, você encontra a atração que se chama Spaceship Earth, e é uma agradável e instrutiva viagem pela história da humanidade e de suas formas de comunicação.

11. Festejar ao estilo bávaro em uma Mini-Oktoberfest

Participar da mini-Oktoberfest, que acontece 365 dias por ano, dentro do pavilhão da Alemanha, mais precisamente no Restaurante Biergarten, e se esbaldar no delicioso buffet alemão que é servido por lá.

Os músicos no Restaurante Biergarten, Epcot
Os músicos no Restaurante Biergarten, Epcot

Com direito à bandinha alemã, simpáticos “Fritzes e Fridas” vestidos à caráter e importados temporariamente da Alemanha como garçons, mesas comunitárias onde você corre o risco de sentar com alguém que veio do outro lado do mundo, e uma excelente experiência da comida típica alemã.

O interior do Restaurante Biergarten é uma réplica das praças das pequenas vilas bávaras.

Onde almoçar no Epcot? Restaurante Biergarten

12. Montar sua própria montanha-russa no Sum of All Thrills (atração extinta)

Essa atração está infelizmente extinta, mas vale a pena relembrar dela com o pequeno texto abaixo.

Não só montar sua própria montanha-russa, mas também ser o próprio cobaia ao testá-la na prática. Claro que é um simulador, mas é um simulador onde os movimentos todos acontecem, inclusive com as inversões (Loopings).

Era realmente emocionante, e, em função do seu tamanho e localização, acabava passando despercebida do grande público.

A atração Sum of All Thrills ficava na área chamada INNOVENTIONS West. Não perca!

13. Encontrar os personagens

Eu e meu marido Alyson em um dia de muito calor, encontrando a simpática Minnie
Eu e meu marido Alyson em um dia de muito calor, encontrando a simpática Minnie

Uma das coisas mais legais de se fazer na Disney, não importando a sua idade, é encontrar os personagens e tirar fotos com eles. Há várias oportunidades de fazer isto no Epcot. Há desde os encontros ao acaso no meio do parque, há também os pontos onde você pode encontrar um ou mais personagens em sequência, e, por último, a oportunidade de ter os personagens vindo até a sua mesa para fotos em um restaurante.

O local para encontrar os personagens no Epcot se chama Character Spot, lá você encontra normalmente o Mickey, o Pluto, e a Minnie. O Character Spot fica na passagem entre o Fountain View Café para a área onde fica a atração Soarin’ (The Land Pavilion).

No Epcot, a opção de fazer uma refeição e ter os personagens (princesas neste caso) vindo até sua mesa pode ser experienciada no Restaurante Akershus, no pavilhão da Noruega. E também no Restaurante Garden Grill, onde os personagens costumam ser o Tico e Téco e o Mickey.

Onde encontrar os personagens na Disney de Orlando – Guia Absoluto

14. Relaxar na atração Living with The Land.

Em qualquer um dos parques, mas principalmente em um parque enorme como o Epcot, chega uma hora em que precisamos dar uma relaxada.

Esta é, sem dúvida, a melhor hora para você e sua família visitarem a atração Living with The Land, no The Land Pavilion.

Esta atração é um passeio pela evolução dos diferentes ecossistemas encontrados em nosso planeta, culminando na evolução da forma como cultivamos nossos alimentos.

Ele é um misto de “Dark Ride” com “Animatronics”, passando depois à uma estufa enorme onde são cultivados diferentes tipos de alimentos que inclusive são utilizados nos restaurantes do parque.

15. Mission: SPACE

Nesta incrível atração, que foi desenvolvida em parceria com a NASA, você é lançado em um foguete em direção ao espaço. Você vai sentir um extrema força G no lançamento do foguete, assim como uma leve sensação de ausência de gravidade assim que o foguete chegar ao espaço.

Há também vários momentos com vibrações e ruídos altos nos momentos de impacto de asteróides.

Juntando isto ao fato de que a cabine é bastante pequena, pessoas com muita claustrofobia e que passam mal com muito movimento devem estar cientes de suas limitações.

No caso de você se sentir desconfortável com forças G e movimentos bruscos, vale a pena optar pela opção menos intensa, chamada de Mission: SPACE Green.

Ela era praticamente igual a versão mais intensa, conhecida como Mission: SPACE Orange, porém você não sentia tanto as forças G e os movimentos eram menos bruscos. A claustrofobia, caso você possua esta condição, não será resolvida, pois o tamanho da cabine é o mesmo.

Há alguns anos atrás, foi inaugurada uma nova versão da versão menos intensa, a Mission: SPACE Green.

Nessa nova versão a experiência é completamente diferente na versão mais intensa, a Mission: SPACE Orange.

Agora, na versão Green o voo não vai mais até Marte, ele decola, entra na órbita terrestre, e depois reentra para um pouco na Flórida.

Em função dessa diferença, vale a pena experimentar as duas versões da atração Mission: SPACE.

A fachada da atração The Seas with Nemo vista a partir do Monorail
A fachada da atração The Seas with Nemo vista a partir do Monorail

16. The Seas with Nemo & Friends

Nesta atração você embarca em uma concha e é levado ao fundo do mar para se deslumbrar com corais e peixes belíssimos. Os aquários, corais, peixes, golfinhos e tubarões são reais. Além disto, há uma projeção dos personagens do desenho animado Procurando Nemo no vidro do aquário, dando a impressão de que estes personagens estão realmente no aquário, junto dos peixes reais. Para complementar, há ainda alguns personagens Audio-Animatrônicos.

Depois desta primeira estapa, você desembarca dentro do pavilhão, onde pode ver com mais calma e detalhamento os aquários gigantes e toda a vida marinha.

Outra atração deste pavilhão, dentro da mesma temática, é o Turtle Talk with Crush, onde Crush, personagem do filme Procurando Nemo conversa com a platéia em tempo real. O personagem é uma animação em uma tela criada em tempo real.

Bônus: Tomar um café no Starbucks dentro do parque.

De uns tempos pra cá, três parques do Walt Disney World Resort, na Flórida, receberam unidades da Starbucks. Foram eles o Epcot, o Magic Kingdome mais recentemente também o Animal Kingdom.

Todos que já tomaram café em um parque Disney sabem que a adição de um Starbucks é bastante bem-vinda. O sabor é incomparável. Sem contar o cheiro dentro de uma loja Starbucks, que é bastante tentador.

Esta unidade é uma versão adaptada de uma loja pré-existente, ela se chamava e continua se chamando Fountain View, em alusão ao fato de ter sua localização bem em frente à fonte que fica bem no centro da área chamada Innoventions.

O Fountain View café é uma combinação de café e itens de alimentação da Starbuckscom outros itens clássicos do menu Disney. Ou seja, mesmo que você seja um frequentador assíduo do Starbucks, esta unidade é unica em vários aspectos e vale a pena ser visitada.

Outros posts que podem lhe interessar:

Pelo link: Cupom de 24 dólares de desconto, você recebe 24 dólares de desconto por ter chegado ao site do AirBnB por indicação minha, e o melhor, eu também ganho os mesmos 25 dólares como um cupom para utilizar em uma próxima viagem.

Considerações Finais

Pela enorme diversidade de atrações, o Epcot é um parque incrível e imperdível. Além das aventuras que nós sempre esperamos encontrar nos parques, podemos também fazer uma viagem mundial e gastronômica, além de nos emocionarmos com os personagens Disney, e com o espetáculo de fogos. Reserve, no mínimo, um dia inteiro para este parque, você não irá se arrepender.

Como o Clube WDW pode lhe ajudar

Temos vários serviços e produtos disponíveis através dos nossos parceiros que podem contribuir fortemente em sua próxima viagem.

Se sente perdido e quer trocar ideias com quem entende de Disney e Orlando? Considere nossa Assessoria de Viagem clicando aqui.

Gostaria de ter toda a sua viagem planejada, de início ao fim? Solicite uma cotação de Roteiro Personalizado aqui.

Precisa de hotel, tickets para os parques e outras experiências, carro alugado, passagens aéreas e muito mais? Clique aqui.

Quer ficar conectado o tempo todo em sua viagem e nunca precisar ficar caçando wi-fi? Clique aqui.

Para descobrir todos os parceiros do Clube WDW e Eu Amo a Disney, clique aqui.

Já pensou em criar conteúdos que realmente impactam os leitores? Descubra nosso programa de Mentoria em Criação de Conteúdo para Blogs e Redes Sociais.

Leia também: